A CEB Geração está trabalhando nos ajustes finais da instalação do novo sistema sonoro de alerta da Hidrelétrica do Paranoá. A ação faz parte do plano de segurança da barragem. Alimentado por energia solar, o novo sistema é composto por cornetas, possui comunicação via rádio e wi-fi e tecnologias que identificam intrusão, aterramento e para-raio, além de uma estrutura robusta cercada para evitar roubo e vandalismo.
“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”, resume o diretor-geral da CEB, Eduardo Roriz. “Mesmo com a situação da pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando, a CEB Geração não mediu esforços para entregar à população um novo sistema mais eficaz e seguro.”
“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas” Eduardo Roriz, diretor-geral da CEB
Eficácia e segurança
O sistema sonoro serve para avisar sobre fechamento e abertura de comportas, testes simulados, situações de risco à população, falso alerta, abandono e desmobilização. Pode ser audível em toda a Zona de Autossalvamento (ZAS), num raio de 10 km da hidrelétrica.
“Uma população orientada, consciente e participativa quanto às mensagens e procedimentos em situações de simulados ou riscos, potencializa a efetividade do sistema, por isso é importante que a comunidade fique atenta sempre que um alerta for emitido”, ressalta Eduardo Roriz.
Início dos testes
“O governador Ibaneis Rocha, no início de seu mandato, recomendou a revisão de todo o sistema de segurança, e assim o fizemos”, conta o presidente da companhia, Edison Garcia. Ele destaca que a tecnologia empregada no equipamento aprimora a segurança de toda a população que vive nas imediações do Lago Paranoá.
Para que o novo sistema comece efetivamente, a empresa responsável pela instalação realizará um teste geral na próxima quarta-feira (22). Já de segunda (20) a sexta (24), novos testes serão realizados pontualmente em cada sirene.
* Com informações da CEB
Barragem do Paranoá terá novo sistema de alerta publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário