sexta-feira, 31 de julho de 2020

CEB conquista 2º lugar em premiação de ouvidorias

A Companhia Elétrica de Brasília (CEB) conquistou o segundo lugar do Prêmio Aneel de Ouvidoria 2019 na categoria grande porte (mais de 1 milhão de clientes). A premiação é concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as ouvidorias das distribuidoras que possuem as melhores estruturas de atendimento aos consumidores e os melhores desempenhos de tratamento das reclamações registradas pelos consumidores na agência.

Para concorrer à premiação, são avaliados critérios como o tempo de tratamento das reclamações pelas distribuidoras; a procedência das reclamações; a clareza das informações prestadas e a tempestividade das respostas. No total de pontuações, a CEB alcançou nota 99,706.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, André Pepitoni, o objetivo da premiação é incentivar a melhoria no tratamento das reclamações dos consumidores. “É importante enxergar as reclamações dos clientes não como problemas, mas como oportunidade de melhorar”, disse ele na abertura da cerimônia que aconteceu on-line e transmitida ao vivo pelo canal da agência no YouTube por conta das medidas de proteção contra o novo coronavírus.

Junto com a CEB, na categoria grande porte, concorreram outras cinco empresas, ficando a Cosern em 3º lugar, e a Copel em 1º. Para o ouvidor da CEB, Leci Coimbra, o grande vencedor do prêmio é o consumidor. “É muito bom ter o reconhecimento de um trabalho feito em prol dos nossos clientes”, comemorou.

O presidente e Diretor-Geral da CEB, Edison Garcia, ponderou que o prêmio é resultado de um grande trabalho feito em conjunto dentro da Companhia. “Ser a 2ª melhor ouvidoria do país, com nenhuma reclamação na ANEEL procedente em 2019, juntamente com o prêmio de melhor empresa do centro-oeste na opinião dos consumidores, demonstram a percepção da sociedade de Brasília na qualidade dos serviços prestados pela CEB. Isso é um grande trabalho de melhorias implementado na empresa em 2019 pelos empregados e diretoria”, concluiu Garcia.

* Com informações da CEB



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Tribunal de Contas libera repasses para Hospital de Campanha da PM

O combate à Covid-19 no Distrito Federal deve ganhar um grande reforço a partir deste sábado (01/08). O hospital de Campanha da Polícia Militar começa a receber pacientes acometidos da doença em 84 leitos de UTI, garantindo tratamento para os infectados com o coronavírus.

Em despacho singular publicado na noite desta última quinta (30), o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TCDF) Inácio Magalhães Filho revogou a medida cautelar que proibia a Secretaria de Saúde (SES) de fazer pagamentos à Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa que irá gerir o Hospital de Campanha da Polícia Militar do DF (PMDF).

Com a decisão, a SES poderá repassar valores à ASM, que iniciará a gestão da unidade de saúde. Montado no Centro Médico da Polícia Militar, no Setor Policial Sul, o hospital de campanha conta com 104 leitos – 84 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 20 de enfermaria – , que serão adicionados ao sistema de saúde público do DF e poderão ser utilizados para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

“Temos trabalhado muito desde o início da pandemia para reforçar a rede pública de saúde do Distrito Federal. Contratamos médicos e outros profissionais de saúde e investimos na criação de leitos de UTI para atender aos pacientes mais graves. A abertura do hospital da PM é muito importante para manter equilibrada a oferta de leitos de UTI”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Da mesma forma como acontece no Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha, todos os equipamentos instalados nesta unidade serão posteriormente incorporados ao patrimônio da Secretaria e servirão para reequipar e renovar o parque tecnológico dos hospitais da rede.

“É um legado importante para a saúde pública do DF. Todo esse equipamento vai continuar nos hospitais quando tudo isso passar. Essa é a maior operação que estamos fazendo nesta crise porque o Hospital da PM será a unidade com maior número de leitos para o combate à Covid-19”, explica o secretário de saúde, Francisco Araújo.

A empresa contratada vai empregar 600 profissionais, necessários para atender todos os 104 leitos disponibilizados no hospital. A quantidade inclui desde equipes operacionais a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todos os funcionários vão trabalhar em regime de escalas.

Além dos 104 leitos, a estrutura do hospital conta com 80 monitores, 50 ventiladores mecânicos e 160 bombas de infusão, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos e um aparelho de raio-x totalmente digital, mais ágil na entrega de resultados do que o aparelho convencional.

Também estão incluídos no contrato gerenciamento técnico, assistência médica multiprofissional – de forma ininterrupta –, com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos e atendimento de pacientes, com medicamentos, materiais, alimentação, nutrição enteral e parenteral.

* Com informações da Secretaria de Saúde



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Mais de 200 vagas de emprego abertas nas agências do trabalhador amanhã

Para quem deseja trabalhar como consultor de vendas, a segunda-feira (3) começa positiva. É que as agências do trabalhador estão com 70 vagas abertas para este tipo de profissional. Basta ter ensino médio completo e disponibilidade. Não é exigida experiência profissional. Para 50 delas, o salário oferecido é de R$ 1.045. Para as demais vagas, o consultor receberá comissão mais ajuda de custo.

Outras 140 vagas estão abertas para profissionais de diversas áreas. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 3 mil, mas a maioria fica na faixa entre R$ 1.100 e R$ 1.500, com oportunidades para pessoas com ou sem experiência e de todos os níveis de escolaridade. Tem vagas, inclusive, para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Dentre as 216 vagas oferecidas, 32 permitem candidatos com algum tipo de deficiência. São elas operador de teleprocessamento (2), operador de vendas (4), costureira (4), auxiliar de limpeza (5), auxiliar de manutenção predial (3), ajudante de pátio de sucata (1), além daquelas oferecidas para auxiliar de lavanderia.

As áreas com mais vagas abertas são para técnico de enfermagem (32), que exige nível médio de escolaridade; açougueiro (15) e auxiliar de lavanderia (13), ambos exigindo apenas o nível fundamental.

Quem tem experiência como mecânico também pode buscar uma das sete vagas oferecidas, sendo duas delas bem específicas: uma para mecânico de afinação de motores diesel e outra para manutenção de máquinas pesadas. As remunerações oferecidas variam entre R$ 1.154 e R$ 3 mil.

Os interessados em concorrer a alguma das vagas devem procurar uma das agências do trabalhador, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou buscar pelo aplicativo Sine Fácil.

 



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31/07/2020



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População ainda pode aderir ao Programa Recupera até o dia 31 de agosto

No mês de junho, a CEB Distribuição lançou uma edição excepcional do Programa de Recuperação de Créditos (Recupera). Clientes que enfrentam dificuldades para manter o pagamento da conta de energia em dia, em razão da pandemia de Covid-19, agora terão até 31 de agosto para quitar as dívidas em condições diferenciadas.

A CEB Distribuição já negociou R$ 13 milhões entre 22 de junho, data de lançamento do programa, e 27 de julho. Um dos 4 mil clientes que aderiram ao programa é o Alameda Shopping.

“Com o avanço da pandemia, o Alameda precisou suspender as suas atividades. Com isso, nossa inadimplência ficou alta. O Recupera foi uma alternativa para termos fôlego para iniciar a retomada”, explicou o superintendente do Alameda Shopping, Carlos Curione.

No dia 22 de julho, a empresa do ramo de shopping center negociou com a CEB Distribuição uma redução de 50% das taxas de juros e multa e parcelou a quitação dos débitos em 12 vezes. “Nós indicamos o programa a todos. Este é o momento de planejar, negociar e, principalmente, aproveitar as oportunidades e condições especiais de pagamento”, acrescentou Carlos Curione.

O presidente da CEB, Edison Garcia, explica que a companhia não gera a energia que é distribuída à população do Distrito Federal. “A CEB compra a energia das geradoras que existem no país e paga para que essa energia seja transmitida até o DF. Caso a inadimplência chegue a patamares insustentáveis, a CEB não terá como honrar os compromissos com essas geradoras e não poderá comprar energia elétrica para distribuir aos consumidores”, adverte.

Edison Garcia ainda aponta que a edição excepcional do Recupera tem a intenção de facilitar a negociação para os clientes que querem pagar, mas que enfrentam dificuldades financeiras provocadas pela atual situação. “O momento é sensível devido à pandemia que estamos enfrentando. Mas, aqueles que puderem aproveitar as condições especiais do Recupera para quitar as contas de energia, estarão contribuindo para que a companhia continue levando energia para todo o DF”, arremata o dirigente.

Saiba as condições de pagamento

Quem tiver contas atrasadas, poderá parcelar os débitos da seguinte forma:

– 6 vezes iguais, sem juros, com entrada de 20% e abatimento de 50% dos juros e multa por inadimplência;

– 12 vezes iguais, sem juros, com entrada de 40% e abatimento de 50% dos juros e multa por inadimplência;

– 12 vezes, com juros de 0,50% a.m., com entrada de 20% e abatimento de 50% dos juros e multa por inadimplência;

– De 13 a 36 vezes, com juros de 0,80% ao mês, com entrada de 20%.

Para pagamentos à vista ou nos parcelamentos com a última parcela prevista para dezembro de 2020, abatimento de 100% dos juros e da multa por inadimplência.

Como aderir?

Para aderir ao Recupera, o cliente deve acessar a Agência Digital da CEB (www.agenciadigital.com.br), clicar em “Serviços Expressos”, depois selecionar a opção “Parcelamento de Débitos” e preencher todos os dados solicitados. Após análise a resposta será enviada para o e-mail cadastrado em até três dias úteis, não havendo necessidade de o cliente ligar para a CEB.

* Com informações da Companhia Energética de Brasília



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GDF Presente finaliza semana de serviços em Águas Claras

O que pode ser feito em uma semana? Terminar de ler um livro, finalizar a organização de um armário cheio de objetos… Ou deixar uma cidade mais bonita e arrumada?

Desde o último dia 24, o GDF Presente esteve pelas ruas de Águas Claras executando diversas ações de melhoria da infraestrutura pública na região.

Em parceria com a Administração Regional, as equipes do Polo Central Adjacente II foram até a cidade para solucionar diversos pedidos feitos pelos moradores por meio da Ouvidoria.

Um dos dados mais impressionantes foi o de recolhimento de entulhos e inservíveis: 245 toneladas entre terça (27) e sexta (31), o equivalente a 175 carros populares.

Além do recolhimento de lixo, o GDF Presente também levou a operação tapa-buracos para as ruas do Boulevard Norte, rua Manacá, rua 09 Norte e rua 12 Norte. Já na Avenida Vereda da Cruz, rua Tamboril e em trechos das Avenidas Araucárias, Castanheiras e Parque Águas Claras, as equipes realizaram a pintura de meios-fios.

 Em tempos de pandemia, a limpeza dos espaços públicos também é fundamental, por isso as paradas de ônibus, na Avenida Castanheiras e Araucárias foram higienizadas. Na Quadra 102, o GDF Presente reformou e trocou as lixeiras públicas.

 “Esta ação do GDF presente nos auxilia a trazer melhorias e deixa a nossa cidade ainda mais bonita. Só temos que agradecer ao Governo do DF pela eficiência dos trabalhos desenvolvidos”, resume o administrador regional de Águas Claras, Francisco de Assis da Silva.

 Tijolinhos

 No Riacho Fundo II, o Polo Sul do GDF Presente finalizou nesta sexta (31) um importante trabalho: a desativação de um lixão irregular na QC 06. A área passava por limpezas constantes, mas a população insistia em descartar resíduos no local. Com isso, o GDF Presente e a Administração Regional mudaram a abordagem.

 O local, onde antes eram recolhidos 25 toneladas de entulhos e inservíveis diariamente, agora está limpo e recebeu uma barreira de pneus para impedir o acesso de carroceiros e carros particulares que realizavam o descarte irregular de materiais.

 Morador da região há 18 anos, José Bernardino de Araújo solicitou o serviço e agora está esperançoso por uma situação melhor:“Pela experiência do que foi feito no CAUB, onde não há descarte irregular de lixo há dois meses, a gente espera que agora aconteça o mesmo aqui”, relata.



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Primeira infância: DF é referência no desenvolvimento

O Distrito Federal conquistou o primeiro lugar no Índice Município Amigo da Primeira Infância (Imapi), divulgado nesta quinta-feira (30). O instrumento avalia 31 indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil em cinco áreas: saúde, nutrição, cuidado responsivo, aprendizagem inicial, segurança e proteção. 

O resultado mostra que o DF foi a melhor unidade da Federação a trabalhar a integração de setores no atendimento das crianças nessas áreas, considerado um grande desafio da gestão pública.

Foto: Renato Araujo/Agência Brasília

E porque dar atenção especial a esse tema? Por reconhecer a importância de que os cuidados nesta fase repercutem na idade adulta, contribuindo na construção dos cidadãos. Por isso, as políticas públicas e programas como Criança Feliz Brasiliense, que atendem as cinco áreas.

Por exemplo: no item saúde, valoriza-se o respeito a habilidades das mães com o cuidado relacionados à vacinação em dia; nutrição, a alimentação diária adequada por fase da vida; o cuidado responsivo, a capacidade dos responsáveis, pais ou cuidadores em perceber, entender e responder os sinais das crianças de maneira apropriada. 

Já a aprendizagem aborda o fornecimento de oportunidade de integrar com pessoas, locais e objetos e acesso à escola na faixa etária adequada. E, por fim, como último domínio, segurança e proteção, ofertando ambientes seguros dentro e fora de casa.

Esforço conjunto
Atualmente, a Secretaria de Educação gerencia a frequência em cerca de 100 creches – entre públicas e conveniadas, que atendem mais de 23 mil crianças. Há, também, a educação precoce – que dá assistência àquelas que necessitam de um acompanhamento especial desde os primeiros dias de vida – e que somam 2.877 estudantes em 19 instituições. 

O secretário de Educação, Leandro Cruz, diz que uma das prioridades do ensino público é a educação infantil gratuita – e de qualidade. “Essa é a fase formadora da base para que o estudante tenha sucesso em toda a sua trajetória escolar”, esclarece. 

A diretora de Educação Infantil da Secretaria, Andréia Pereira de Araújo, festeja a classificação do DF no estudo desenvolvido por instituições como a Universidade de Brasília (UnB), associada à Universidade de Yale, nos Estados Unidos – com o apoio da Bill & Melinda Gates Foundation, por exemplo. “Só demonstra que estamos no caminho certo. Nossas ações são refletidas nesse bom resultado”, afirma. 

Na avaliação da Secretaria de Justiça e Cidadania, as políticas públicas são eficazes nos primeiros anos de vida por representar uma oportunidade única para o desenvolvimento integral. “Esses trabalhos são aprimorados para que todos os meninos e meninas tenham direito à saúde, educação, lazer e tudo o que for necessário para crescerem saudáveis e felizes”, diz a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Para o subsecretário de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Emilio Evaristo de Sousa, mesmo com reconhecimento do índice é necessário continuar avançando com os trabalhos nas políticas de saúde, segurança e desenvolvimento a segurança de crianças e adolescentes. 

Criança Feliz
O programa de visitação domiciliar, focado no desenvolvimento infantil no DF,  é coordenado pela Casa Civil e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz Brasiliense, Fernanda Monteiro, reforça que o investimento na primeira infância é relevante porque os primeiros anos são decisivos no desenvolvimento de um adulto melhor. 

Uma das famílias atendidas pelo programa é a da Maria Gorete da Silva, 39 anos, mãe de duas crianças. Gorete conta que, na primeira gestação, não teve esse acompanhamento e lamenta porque percebe a diferença na sua evolução como mãe – comparando a percepção dos cuidados na segunda. “Eles me ensinam, orientam e cuidam de nós”, elogia.



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Novacap: começam as obras na quadra 114 Norte

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou, na manhã desta sexta-feira (31), as obras de pavimentação asfáltica das vias e estacionamentos da quadra 114 norte. Os trabalhos estão previstos para serem entregues em 40 dias úteis e contemplam a reforma de toda a quadra.

Valéria Barreto, psicóloga, é moradora do local há oito anos. Ela já se prepara para o período de diversas alterações no trânsito e inevitáveis barulhos.

“Essa reforma é muito importante, há muitos anos não são feitos reparos por aqui. O transtorno é ruim, mas faz parte do processo. Precisamos passar por esse período para termos mais conforto e uma quadra melhor. No final, vai ser ótimo pra todos”, avaliou Valéria.

Ao todo, serão utilizadas cerca de 420 toneladas de massa asfáltica no local. A área a ser reformada é de quatro mil m².

* Com informações da Novacap



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População contribui com ideias sobre estacionamentos rotativos

Aumento da rotatividade na utilização de vagas em áreas públicas é um dos objetivos do projeto | Foto: Divulgação

A implantação dos estacionamentos rotativos públicos no DF, chamada de Zona Verde, foi tema de audiência pública nesta sexta-feira (31). Participaram da discussão representantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), representantes da sociedade civil e público em geral. Durante a sessão, que durou mais de três horas, foi feita uma apresentação detalhada da proposta, a partir do que dúvidas foram respondidas e sugestões e críticas feitas ao projeto.

O esclarecimentos relativos aos principais pontos do projeto podem ser vistos no site da Secretaria de Mobilidade.

Devido às medidas de prevenção à Covid-19, toda a apresentação pôde ser acompanhada, em tempo real, por meio do canal da Semob no Youtube, que registrou mais de 13 mil acessos durante a sessão, com média de 360 acessos simultâneos. Presencialmente, foram liberados 16 assentos para o público no auditório da sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), respeitando-se as regras de distanciamento social.

Mais de 600 manifestações foram encaminhadas por email e pelo Whatsapp disponibilizados pela Semob. Entre as mensagens recebidas estão dúvidas sobre as formas de cobrança e o alcance do projeto, críticas quanto à falta de contrapartidas e sugestões para aperfeiçoar o processo.

“O projeto não está dissociado de uma série de intervenções na mobilidade do DF, a exemplo da expansão do metrô, implantação do VLT, reforço de novos ônibus e aperfeiçoamento da integração”, ponderou o secretário-executivo de Mobilidade da Semob, Luiz Felipe Carvalho, ao responder um dos questionamentos.

O secretário também explicou que, em razão de problemas no e-mail criado para receber as contribuições, o prazo para enviá-las, que venceria em 31 de julho, está ampliado até 14 de agosto por meio do consultazonaverde@gmail.com. Todos os questionamentos recebidos serão respondidos pela área técnica da pasta, que também fará a análise de viabilidade para acolher as sugestões.

Ipês

Ao fazer a apresentação do projeto, o assessor da Assessoria Especial de Parcerias (Aesp), Antonio Maria Espósito Neto, explicou que o Zona Verde tem dois objetivos principais: o aumento da rotatividade na utilização de vagas em áreas públicas e o incentivo ao uso do transporte público. “Brasília é uma das únicas grandes cidades do Brasil, e do mundo, que não cobra por estacionamento em área pública”, lembrou.

A proposta apresentada pelo governo divide os estacionamentos em quatro grupos, chamados de ipês (amarelo, rosa, roxo e branco), com cobrança de valores que variam entre R$ 2 e R$ 5 para carros e R$ 1 e R$ 2,50 para motos. Também são características de cada grupo os tempos máximos de permanência nas unidades, que chegam a 12 horas.

O grupo Ipê Amarelo abrange as áreas de comércios, residências e imóveis de uso misto nas asas Sul e Norte, Sudoeste, Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

O setor do Ipê Rosa vai abranger o Eixo Monumental e o Setor de Autarquias, enquanto o Ipê Branco cobrirá os bolsões próximos a estações do Metrô-DF e do BRT. Já o Ipê Roxo vai abarcar – tanto na região Sul quanto na Norte – os setores comerciais, bancários, hoteleiros, de rádio e televisão e médico-hospitalar.

Com relação à cobrança em áreas residenciais, tema citado diversas vezes na sessão, cada morador terá direito à isenção para um veículo. “É uma forma de preservar os espaços dos residentes, já que os motoristas poderiam migrar para as quadras por conta da tarifação”, argumentou o assessor da Aesp.

A previsão é de que o projeto seja apresentado, nos próximos dias, para deputados distritais e federais do DF, além de órgãos de controle. “Nosso objetivo é ter o maior número de contribuições, para que o processo possa ficar qualificado e transparente para a sociedade”, esclareceu Luiz Felipe Carvalho, da Semob.

O projeto

A previsão é de que o Zona Verde abranja cerca de 100 mil vagas no DF, em que uma das contrapartidas é que a empresa contratada faça a manutenção dos espaços e construa mais 6 mil vagas. A licitação da concessionária será feita por concorrência internacional.

A proposta é conceder o espaço para uma empresa privada por 30 anos, em que um dos pré-requisitos para a contratação é a demonstração de experiência em gestão de sistema de estacionamento com pelo menos 10 mil vagas. A proposta prevê investimento, por parte da concessionária, de R$ 300 milhões em um período de três anos.

A empresa contratada será responsável pela execução e aprovação dos projetos de engenharia; execução das obras civis; projeto, fornecimento, instalações e testes dos sistemas operacionais; fornecimento dos equipamentos de operação, manutenção e suporte à fiscalização; elaboração e execução do plano de comunicação; e operação e manutenção do sistema durante o prazo de concessão.

* Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade



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Antigo “lixão” ganhará nova cara no Recanto das Emas

A Administração Regional do Recanto das Emas vai reativar o espaço localizado na Quadra 400/600, ao lado do Terminal Rodoviário e próximo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade.

Semanalmente são retiradas, em média, 100 toneladas de lixo e entulho da área, que acabam sendo descartados irregularmente. A Administração Regional trabalha na limpeza e recuperação do espaço para transformá-lo em uma área de lazer.

O vigilante Isaías Moraes, 52 anos, que costuma utilizar a ciclovia em frente ao antigo “lixão” para se locomover pela cidade, ficou espantado com a reforma no local. “Eu não acreditei que, depois de tantas reclamações, vamos ganhar um espaço novo perto de casa”, agradeceu o morador da Quadra 405.

Reclamações

A área pública, com aproximadamente 500 metros quadrados, recebe um número frequente de reclamações. A presença de animais nocivos à saúde humana, como ratos e pombos, além de servir como hospedeiro do mosquito transmissor da dengue, incomodava a população que trafega pelo local.

O administrador regional Carlos Dalvan diz que o trabalho de conscientização por parte da população é fundamental para que espaços como esses sejam mantidos limpos e organizados. “Essa era uma demanda antiga dos moradores e agimos com criatividade para não onerar os cofres públicos”, ressaltou.

*Com informações da Administração Regional do Recanto dos Emas



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Via Estrutural será restaurada; Noroeste vai ganhar viadutos 

Vêm aí boas novidades para quem utiliza a Estrada Parque Ceilândia (EPCL), conhecida como Via Estrutural, e também para quem mora ou circula pelas vias de acesso ao Noroeste. O Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (31) traz avisos de licitação da restauração do pavimento da Estrutural e também da elaboração de projetos para a construção de dois viadutos no Noroeste. O valor estimado do serviço é de R$ 38 milhões; o prazo de execução, 300 dias. A obra será tocada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e financiada pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).  Em dois dias, o DODF trouxe duas publicações importantes: dois avisos de licitação e de contratação de projeto.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A obra – que vai gerar 100 empregos diretos e pelo menos 300 indiretos – consiste na troca do pavimento asfáltico das seis faixas de rolamento de todo o trecho da rodovia DF-095, de aproximadamente 12 km, por concreto. A troca de material de asfalto para concreto tem o objetivo de garantir maior segurança e durabilidade à via. Enquanto o pavimento asfáltico de boa qualidade requer manutenção em no máximo cinco anos, o concreto dura até 20 anos.

“A Estrutural foi feita em meados da década de 70 e está na hora de ter uma reforma completa. A opção pelo pavimento rígido de concreto é para a população ter uma pista com durabilidade maior”, explica Fauzi Nacfur, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do DF (DER/DF). Pela Estrutural trafegam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Esses motoristas são oriundos das cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Cidade Estrutural e de Águas Lindas de Goiás (GO), via BR-070.

R$ 38 milhões é o investimento na obra da Estrutural

“O DER/DF tem uma parceria constante com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que vai fazer o treinamento da empresa vencedora da licitação para que a obra seja feita com a qualidade necessária e o acompanhamento de peritos nessa área”, acrescenta Fauzi Nacfur. 

Izidio Santos, presidente da Terracap, destaca o fomento ao desenvolvimento socioeconômico e à retomada da economia da capital, após a pandemia, pela Agência de Desenvolvimento do DF. “Vamos investir mais de R$ 552 milhões em obras e benfeitorias em todo o DF. Só na Estrutural, a Terracap também vai financiar a troca da pavimentação das seis faixas da via, que é um dos principais elos entre o Plano Piloto e as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Estrutural e Águas Lindas de Goiás. Essa via terá um pavimento novo em concreto, que é uma novidade em Brasília. O DF será pioneiro no Brasil”, assegura. 

Em todo o DF, dois locais contam com faixas de concreto. A faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com 12 km de extensão, e a faixa exclusiva do BRT Sul, com extensão de 1,2 km. Assim, a Estrutural será a primeira rodovia com as faixas de rolamento totalmente em concreto.

Infraestrutura para o Noroeste
Bairro em expansão, o Noroeste terá dois viadutos em partes distintas da Via W9 e W7. O aviso da licitação para tomada de preços dos dois projetos foi publicado no DODF de quinta-feira (30). 

Foto: Agência Brasília/Arquivo

O primeiro, com valor estimado em R$ 389 mil reais, será erguido na parte de cima do bairro, na Rodovia DF-010, conhecida como Estrada Parque Autódromo. O segundo, com valor estimado de R$ 597 mil, será construído na parte de baixo do Noroeste. Ele vai ligar a W9 e W7 na região próxima à 2º Delegacia de Polícia (Asa Norte) até a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

“Os viadutos serão construídos em partes importantes do Noroeste. Vai beneficiar pessoas que trabalham, moram e circulam por lá. O bairro vai finalmente se consolidando”, analisa Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico da Terracap, financiadora da obra. 

Para a administradora do Plano, Ilka Teodoro, a construção dos viadutos do Noroeste é necessária para aumentar a segurança e garantir a fluidez e organização do trânsito no acesso ao bairro. 

Já o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur, aponta outro olhar para a obra dos viadutos. “Às vezes as pessoas não dão importância para o projeto, que é o início de tudo. E se não tem projeto a gente nem começa a falar em obra. Então, quando a gente licita projetos de dois viadutos importantes como esses é, realmente, o começo da execução das obras”, comenta Fauzi Nacfur.



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Regularização fundiária por parceria público-privada é lançada no DF

Os produtores rurais da Fazenda Sálvia, localizada entre Sobradinho e Planaltina, podem comemorar. A área de 10.800 hectares será a primeira do país cuja regularização poderá ocorrer através de uma parceria público-privada. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Associação Brasileira de Produtores Rurais em Áreas da União (ABPRU) e a Secretaria de Coordenação e Gestão do Patrimônio da União, do Ministério da Economia, foi assinado nesta quinta-feira (30).

A Fazenda Sálvia abriga terras rurais, condomínios e assentamentos sociais. Estima-se que sejam regularizados cerca de 12 mil imóveis entre rurais e urbanos, e que ingressem nos cofres públicos cerca de R$ 300 milhões de reais. Cerca de 240 famílias vivem na região. A ideia é expandir o modelo de parceria público privada para todo o país.

“Esse é um grande passo para a regularização fundiária rural e urbana do DF e também do Brasil. A regularização fundiária é uma questão de dignidade, defesa do meio ambiente, injeção de recursos nas contas públicas e ativação da economia nacional”, afirmou o presidente da ABPRU, Guilherme Cunha Costa.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira a iniciativa é vista de forma muito positiva pelo governo do Distrito Federal. Segundo ele, a atual gestão vem implementando um novo ritmo que permitiu a regularização fundiária de 15 áreas em um ano e meio.

“Estamos muito felizes de ver essa convergência de visão e de ideias entre a gestão do Governador Ibaneis e a SPU [Secretaria de Patrimônio da União] no sentido de conjugar esforços para avançar na regularização em todas as áreas da União que estão situadas dentro do DF, de forma que possamos dar dignidade a essas pessoas que já estão instaladas nesses núcleos rurais e urbanos informais” ressaltou o secretário.

O acordo de parceria público-privada foi possível graças a Lei nº 14.011/20, sancionada em junho, que autoriza Estados, o Distrito Federal, os Municípios e a iniciativa privada a firmarem, mediante convênios ou contratos com a SPU, acordos para executar ações de demarcação, de cadastramento, de avaliação, de venda e de fiscalização de áreas do patrimônio da União, assim como para o planejamento, a execução e a aprovação dos parcelamentos urbanos e rurais.

“Hoje é um dia de vitória, é uma ação inovadora do ponto de vista de gestão pública, e só foi possível graças aos avanços na legislação que modernizaram a gestão do patrimônio da União, e será uma vitória ainda maior na hora de entregar os títulos para os cidadãos, que poderão ter a tranquilidade de ter a posse dos seus lotes,”  ressaltou o Secretário de Patrimônio da União Fernando Bispo.

A solenidade também contou com a presença do Secretário Adjunto de Patrimônio da União, Idálicio e do presidente da Terracap, Izídio Santos.

* Com informações da Seduh



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Hran inaugura Sala de Farmácia Clínica na Unidade de Queimados

Foto: Divulgação | Secretaria de Saúde
Foto: Divulgação | Secretaria de Saúde
O serviço é o único do Hran que tem funcionado de forma intermitente, mesmo depois que o hospital se tornou uma unidade sentinela para Covid-19. Foto: Divulgação | Secretaria de Saúde

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) inaugurou nesta semana a Sala de Farmácia Clínica da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), único setor do hospital que não está voltado aos pacientes com a Covid-19. O objetivo da iniciativa é levar para mais próximo da equipe multidisciplinar e dos internados todo o suporte farmacêutico necessário para a terapia medicamentosa, aumentando a segurança dos pacientes.

“Os farmacêuticos clínicos contribuem para o planejamento terapêutico do paciente, avaliam a prescrição médica, prazo e tempo de administração, interação medicamentosa, orientam médicos e enfermeiros, monitoram os efeitos colaterais, controle de antibióticos, entre outras funções. Ou seja, tê-los mais próximo aumenta a segurança do paciente e contribui para o sucesso do tratamento e desospitalização do paciente”, afirmou a farmacêutica clínica da UTQ, Kattia Cunha.

No caso específico dos pacientes tratados na unidade, os profissionais também podem contribuir orientando a equipe de saúde sobre as melhores formas de administrar os medicamentos nos que tiveram grande parte do corpo comprometido com queimaduras.

“O paciente queimado tem diferenças em relação aos demais, porque muitos têm uma grande área do corpo prejudicada, sentem muita dor e podem necessitar de outras vias de administração de fármacos, além de associação de medicamentos, por exemplo. O farmacêutico ainda pode ajudar a orientar sobre outras terapias para controle da dor”, informou Kattia Cunha.

Estrutura

Assim que o espaço foi reservado no terceiro andar do Hran, onde fica a UTQ, a administração do hospital providenciou a estrutura necessária para comportar os farmacêuticos clínicos. Incluindo rede elétrica, computadores, internet e divisórias.

Para o chefe da UTQ, Gilberto de Aguiar, a vinda da Sala de Farmácia Clínica para o mesmo andar da Unidade de Queimados foi um auxílio bem-vindo e importante.

“É um ganho para a equipe médica, por exemplo, que ao invés de recorrer a formulários terá o suporte farmacêutico para identificar se os medicamentos prescritos podem trazer, ou não, alguma complicação ao paciente. Com isso, garante mais cuidado e agilidade no atendimento”, disse.

Referência

Por ser referência em tratamento de queimados para toda a Região Centro-Oeste, a UTQ recebe pacientes de vários estados diferentes. É o único serviço do Hran que tem funcionado de forma intermitente, mesmo depois que o hospital se tornou uma unidade sentinela para Covid-19 durante a pandemia.

“Por sermos referência, dispomos na UTQ de 16 leitos para internação. Em média, 10 pacientes são atendidos por dia no local. E a Farmácia Clínica vem para dar suporte a eles”, destacou o chefe da unidade.

De forma inovadora para a época, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou, pela Portaria n° 187 de 2015, o Serviço de Farmácia Clínica. O objetivo foi atender nos núcleos e na Gerência de Farmácia Hospitalar, nas unidades básicas de saúde (UBS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos demais serviços de saúde que demandarem da atuação do farmacêutico clínico.

“A portaria prevê a presença do farmacêutico clínico nessas unidades de saúde, principalmente nas consideradas críticas. Como a UTQ é referência para o Centro-Oeste, configuramos a Sala de Farmácia Clínica para fortalecer a presença desse profissional em uma área vital da rede pública de saúde”, comentou a farmacêutica clínica da UTQ, Kattia Cunha.

Ao todo, seis farmacêuticos clínicos atendem na sala. Os profissionais ficam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados e domingos, das 7h às 13h.

*Com informações da Secretaria de Saúde



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Publicada quarta chamada para brigadistas florestais

Brigadistas contratados vão atuar principalmente em prevenção e combate a incêndios | Foto: Divulgação

 

No Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (31), foi publicado o edital de convocação da quarta chamada para os candidatos classificados no processo seletivo de contratação temporária de brigadistas florestais de 2020 do Instituto Brasília Ambiental. A ação faz parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Os candidatos devem comparecer à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) do Brasília Ambiental – 511 Norte, Bloco C, térreo –, das 9h às 12h ou das 13h30 às 16h30, de acordo com as escolha feita após preenchimento do formulário de contratação. A relação de documentos a serem apresentados pelos convocados está disponível no Item 3 do edital.

Foram oferecidas 148 vagas, sendo 120 para brigadistas florestais combatentes, 24 para chefes de brigada e quatro para supervisores de brigada. Todas as contratações preveem atuação até 30 de novembro.

Os brigadistas também atuarão em parceria com o Corpo de Bombeiros do DF e demais órgãos que compõem o Ppcif, na prevenção e combate a incêndios em outras áreas, bem como nas unidades de conservação espalhadas pelo Distrito Federal.

Veja, no edital, a lista de convocados.

* Com informações do Instituto Brasília Ambiental



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Rede Integra Cultura dá protagonismo aos gerentes do setor nas RAs

Foto: Divulgação/Secec
Foto: Divulgação/Secec
A Rede Integra Cultura poderá promover diálogos de articulação, encontros temáticos, plano de ações e capacitações, entre outras atividades voltadas ao enriquecimento do cenário cultural. Foto: Divulgação/Secec

O Distrito Federal avança e aprofunda ainda mais ações de democratização e de inclusão das políticas públicas de cultura. A Rede Integra Cultura foi instituída nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Trata-se de uma Portaria conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e Secretaria de Governo (Segov), que redimensiona o papel dos gerentes de cultura das Regiões Administrativas do DF. Coloca esses agentes públicos como protagonistas no sistema de construção de políticas públicas, com força para discutir os rumos da cultura no Distrito Federal.

Composta por representantes da Secec, da Segov, dos gerentes de Cultura lotados nas Administrações Regionais e do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), a Rede Integra Cultura é um instrumento que fortalece a Lei Orgânica da Cultura (LC N° 934/2017). “É uma integração entre o coração, simbolizado pelas Secretarias de Cultura e Governo, com as extremidades desse corpo diverso e complexo chamado de Distrito Federal. A Rede aumenta nosso poder de escuta, de capilaridade”,  destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Na atuação da Rede, caberá à Segov indicar um servidor que atuará como ponto focal, participando de suas ações sempre que for solicitado. O secretário José Humberto destaca a importância das Administrações Regionais, por intermédio dos gerentes de cultura, no processo de formulação plural desse sistema. “A manifestação do cidadão é fundamental na implementação das políticas públicas.  É importante aproveitar esse momento pra dar a oportunidade a toda a sociedade de participar das decisões governamentais”.

Uma das atribuições dos Gerentes de Cultura nessa integração é promover a participação e inclusão social no âmbito das respectivas Regiões Administrativas, contribuindo com a atuação dos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs), que também estão previstos na LOC como órgãos de articulação, deliberação e participação social do SAC-DF. Cabe à Secec envolver essas instâncias locais na atuação da Rede, de modo a captar suas demandas e transformá-las em propostas de políticas culturais.

A Assessoria de Articulação de Política Cultural (AAPC) e a de Mobilização e Participação Social serão a voz da Secec na Rede, atuando como secretariado, responsáveis pelo agendamento e registro dos encontros, reuniões e diálogos técnicos. Para a Chefe da AAPC, Sol Montes, os gerentes de Cultura somam a interação existente entre a pasta e o CCDF, há bastante tempo consolidada. “Pra democratizar, é necessário incluir. A participação desses agentes na agenda de políticas públicas culturais, que já estava prevista na LOC, era a maior finalidade da Rede ”, pontuou.

Contribuição

Os gerentes poderão contribuir ativamente com a formulação, execução e avaliação de políticas públicas, a partir das metas definidas no Plano de Cultura do Distrito Federal. Gerente da Região Administrativa de Taguatinga, Marco Gomes destaca que a portaria “põe cada ator no seu lugar e faz com que o Sistema de Arte e Cultura do DF caminhe como deve ser, movimentando toda a cadeia produtiva, nos quatro cantos do DF”.

A Rede Integra Cultura poderá promover diálogos de articulação, encontros temáticos, plano de ações e capacitações, entre outras atividades voltadas ao enriquecimento do cenário cultural do Distrito Federal.

Confira na íntegra a PORTARIA CONJUNTA Nº 5.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa



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O incrível reencontro de pai e filho após a Covid-19

Um encontro improvável e cheio de emoção marcou a vida de um pai e seu filho que se reencontraram na enfermaria do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Improvável, porque receberam alta no mesmo dia das UTIs em que estavam internados, em unidades diferentes; emocionante pelo fato de terem ficado separados por 25 dias enquanto recebiam cuidados intensivos na rede pública de saúde.

Filho e pai, na enfermaria do Hospital de Samambaia: unidos na doença | Foto: Agência Saúde/Divulgação

O patriarca da família Martins, Jason Martins Fernandes, de 80 anos, ainda sem manifestar a Covid-19, teve contato com a esposa e os filhos. Dias depois, em 4 de julho, a doença evoluiu para a forma grave e ele precisou buscar atendimento no Hospital Regional de Planaltina. O diagnóstico veio com um “superbaque”, conforme diz o filho Anderson Martins Fernandes, de 33 anos. “Nunca se sabe se vai acontecer. A gente fica aflito, angustiado”, afirma.

Jason é morador de Planaltina de Goiás e recebeu assistência no DF. No mesmo dia em que deu entrada no HRPl, o quadro clínico agravou-se e ele foi regulado e transferido para a UTI do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Sem sintomas graves nos dias que antecederam a internação, Jason, que é pai de nove filhos e vive com a esposa, acabou transmitindo a doença para a companheira e para os filhos Anderson e André Luís Martins Fernandes, de 46 anos. Felizmente, dois a mulher e Anderson não necessitaram de internação e se recuperaram em casa.

André, porém, também adquiriu a forma grave da Covid-19 e, no dia 7 de julho, precisou ser internado. Ele, que tem asma, foi internado inicialmente no Hospital Regional de Sobradinho e, de lá, encaminhado para a UTI do HRSam. A esposa de André também contraiu o vírus da Covid-19. Jason Martins permaneceu na UTI durante 25 dias. Já André Martins ficou sob cuidados intensivos por 22 dias.

O reencontro
Pai e filho lutaram contra a doença e já estão curados. André foi transferido da UTI para a enfermaria do Hospital Regional de Samambaia na manhã da última quarta-feira (29). Jason deixou a UTI do HRSM, no mesmo dia, porém foi regulado para uma vaga em uma enfermaria da rede. O leito surgiu, por coincidência, justamente no HRSam.

Assim que deu entrada no hospital de Samambaia, à tarde, a equipe de enfermagem, ao ver a semelhança dos sobrenomes, pesquisou o prontuário de André, que já estava na unidade. Foi por lá que descobriu que se tratava do pai dele.

“Quando soubemos que eram pai e filhos, ficamos sensibilizados. Não só pelo caso, mas coincidência de terem se reencontrado na enfermaria, pois estavam em unidades diferentes. Toda a equipe quis fazer parte da assistência e estamos muito felizes pela cura dos dois”, relata a gerente da gerência interna de regulação do HRSam, Kamila Xavier.

Jason e André estão internados na mesma enfermaria e recebendo alimentação por sonda nasoentérica. De acordo com a equipe de enfermagem, assim que chegou ao hospital Jason estava agitado e se acalmou ao saber que iria para perto do filho.

Foto: Agência Saúde/Divulgação

“Eu quero voltar para casa”, pede Jason – que, ao longo de seus 80 anos, até então, não havia sido hospitalizado uma única vez. “Venci o coronavírus e não volto mais em hospital!”, declara.

Anderson Martins, que não teve Covid-19, acredita que a curiosa internação de seu pai e irmão no mesmo quarto do hospital vai ajudá-los na recuperação.

É o que também acredita a equipe de enfermagem que dá a eles todos os cuidados necessários para que se recuperem dos dias em que permaneceram nas UTIs e que logo seja viável a volta para o lar.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF



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Agendada nova data para licitação das quadras 513/514 Sul

A licitação das obras de revitalização das quadras 513/514 Sul foi remarcada para 14 de agosto. O projeto prevê a readequação do sistema viário, com estacionamentos, acessibilidade, paisagismo, recuperação dos becos entre os blocos, troca dos pisos das calçadas, obras complementares de drenagem e sinalização. Os investimentos totalizam R$ 3.233.745,71.

“Tivemos que fazer alguns ajustes no edital para garantir a lisura do processo licitatório”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Essa remarcação, no entanto, não vai atrapalhar nossa meta de iniciar as obras de revitalização de todas as quadras restantes ainda neste ano.”

Outras licitações

As obras de revitalização das quadras 515/516 Sul, por sua vez, têm licitação marcada para 18 de agosto. O investimento previsto é de R$ 3.543.293,30.

Já a licitação das quadras 502 a 508 Sul será em 21 de agosto. O certame é dividido em três lotes de construção. O investimento previsto é de R$ 12.068.784,11.

Os recursos para a execução das obras nas quadras 502, 503, 504, 505, 506, 507, 508, 513, 514, 515 e 516 Sul sairão dos cofres da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). No total serão investidos R$ 18 milhões na recuperação da W3 Sul.

Investimentos

“A Terracap vai investir R$ 552 milhões em obras e benfeitorias em todo o DF, até o ano que vem, para auxiliar o desenvolvimento socioeconômico e retomar a economia da capital após a pandemia”, informa o presidente da companhia, Izidio Santos. “São inúmeras obras, como a revitalização da W3 Sul, investimento que vai ajudar o GDF a concluir o projeto de recolocar a região entre os grandes centros comerciais e de lazer da cidade.”

O presidente da Terracap destaca que esse investimento em obras vai gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos por mês até dezembro de 2021. “Somente nessas quadras da W3 a expectativa é que sejam criados 315 empregos diretos e 945 indiretos”, detalha.

“O maior reflexo da pandemia do coronavírus na economia é o desemprego. Além de melhorar a cidade, queremos que nossas obras sejam importantes vetores de emprego”, conclui.

* Com informações da Secretaria de Obras



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Novo portal facilita o acesso a informações da Saúde

Reprodução

Já está no ar o novo portal da Secretaria de Saúde (SES), o InfoSaúde-DF, com painéis organizados e atualizados para facilitar o acesso a todos os usuários. A página apresenta material sobre as unidades básicas de saúde (UBSs), horários de pico de atendimento nas emergências e outras informações, como as referentes à Sala de Situação, além de uma área exclusiva para os gestores da saúde.

“A ideia é simplificar e tentar direcionar o usuário para assuntos de seu interesse”, resume o gestor de informações estratégicas da SES, Tiago Amaral Flores. O projeto, conta ele, começou a ser elaborado em janeiro deste ano pela equipe técnica e de desenvolvimento da secretaria – que reforçou a segurança do site para garantir a integridade das informações.

Organizado por assuntos ou tópicos que permitem ir direto à informação de interesse do usuário, o novo formato do portal preconiza a acessibilidade. A página está programada para receber e difundir novos conteúdos de forma contínua, o que, ressalta Tiago, torna disponível um portal “mais completo e dinâmico”.

* Com informações da SES



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