quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Estudantes de Taguatinga participam de intercâmbio com a Embaixada do Panamá

Participantes já haviam estudado sobre o Panamá em sala de aula, mas foi no encontro que o conteúdo pôde ser traduzido em realidade e vivência cultural | Foto: Brenda Hada / Secretaria de Relações Internacionais

A aula dos estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga, nesta quinta-feira (31), aconteceu na Embaixada do Panamá. A visita foi promovida pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais com apoio da Secretaria de Educação e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília.

A iniciativa teve o objetivo de apresentar a cultura e história panamenha aos jovens brasilienses, enquanto possibilitou que o corpo diplomático residente estreitasse os laços com a comunidade local.

Os participantes já haviam estudado sobre o Panamá em sala de aula, mas foi no encontro desta manhã que o conteúdo pôde ser traduzido em realidade e vivência cultural. Eles assistiram às apresentações de danças folclóricas, experimentaram a culinária típica, ganharam bandeirinhas e ainda celebraram com um bolo a data da Independência do Panamá, ocorrida em 03 de novembro de 1903.

Em clima de descontração, todos puderam interagir tirando suas dúvidas sobre a nação e participando de um questionário com premiações. Chamou a atenção, por exemplo, a explicação sobre a origem de “Panamá”, palavra originária da língua indígena nacional que significa “abundância de peixes, árvores e borboletas”.

Símbolos

O ponto alto do encontro foi marcado pela plantação de quatro árvores nos jardins da Embaixada do Panamá, sendo três ipês (branco, amarelo e rosa) e um flamboyant, o que simbolizou a importância do cuidado coletivo com o Distrito Federal.

Representando a escola, a aluna Eliada Rebeka Araújo de Souza proferiu palavras em espanhol para agradecer o encontro, além de citar as qualidades que percebeu sobre o Panamá como país economicamente estratégico.

A chefe de missão e encarregada de Negócios da Embaixada do Panamá, Nadiuzka Ramos Troetsch – ocupante do cargo mais elevado da missão diplomática –, pôde conduzir as principais etapas das atividades. Também estiveram presentes ao evento, bem como reafirmaram o compromisso com a manutenção do Programa Embaixadas de Portas Abertas, a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Renata Ceze Caram Zuquim, e o diretor de Programas e Projetos Educacionais, Radson Lima Vila Verde.

Essa foi a 68° visita do programa e o Panamá foi a 63° representação diplomática participante. O próximo encontro do Pepa com participação das duas instituições acontece em novembro, por meio da visita da embaixada à CEF 3 para conclusão dos trabalhos realizados.

Relação Brasil-Panamá

As relações entre o Brasil e o Panamá são tradicionalmente amistosas. A importância adquirida pelo país como economia dinâmica e base logística de comércio e serviços fundamenta o empenho do Brasil na ampliação dos laços bilaterais.

Em 2018, o comércio entre Brasil e Panamá totalizou US$ 1,94 bilhão.

 

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais



Estudantes de Taguatinga participam de intercâmbio com a Embaixada do Panamá publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Voluntariado: primeira-dama apoia site para fortalecer rede de proteção

| Foto: J. Eurípedes / Governo de Goiás

A exemplo do que já existe no Distrito Federal, Goiás ganhou um site para fortalecer o voluntariado e a rede de proteção social do estado. O lançamento foi feito pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ao completar 72 anos de fundação, com a presença da primeira-dama do DF, Mayara Noronha. A Plataforma do Voluntariado foi desenvolvida para estimular as pessoas a doarem tempo, talento, recursos e amor a quem precisa de apoio. 

“Nós, no DF, também temos o Portal do Voluntariado que conta com mais de 23 mil voluntários, o que demonstra que temos muitas pessoas com intenção de ajudar e às vezes não sabem como. O que falta é uma união de forças como essa. A OVG é um orgulho não só para o estado de Goiás, mas para todo o Brasil. Nossa responsabilidade é de união”, discursou a primeira-dama. 

O evento, em Goiás, foi realizado nesta quarta-feira (30), e também contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, e de outras autoridades goianas, como a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia.

No DF, o Portal do Voluntariado permite que os usuários se conheçam, troquem experiências e se envolvam em iniciativas de governo e entidades que se encaixem no perfil de disponibilidade de horário dos interessados. São 409 projetos e ações, além de 72 campanhas e doações e mais de 123 mil oportunidades.



Voluntariado: primeira-dama apoia site para fortalecer rede de proteção publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Projeto Futuro Campeão revela talentos na natação

Quando começou a praticar natação, há cerca de seis anos, Walison Gonçalves não sabia nadar. No Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia, por meio do projeto Futuro Campeão, sua evolução aconteceu de forma tão meteórica que hoje ele faz parte da seleção brasiliense da modalidade. Na mesma unidade em que o jovem iniciou as atividades esportivas, haverá seletiva em 9 de novembro, das 9h às 13h, dos interessados em ingressar em uma das seis opções disponíveis – atletismo, ginástica rítmica, ginástica acrobática, bocha paralímpica, tênis e natação.

Walison, 16 anos, trocou o futebol, em que atuava na posição de atacante, para a natação após fraturar o braço esquerdo. Dentro do Futuro Campeão, já como atleta de rendimento, ele participa de competições diversas como o Troféu Chico Piscina, realizado em São Paulo em outubro. Ele participa das provas de crawl e de borboleta, nas distâncias de 50 e 100 metros.

“Gosto muito de nadar e o projeto é muito bom”, diz o jovem.

Já Lucas Gomes, 15 anos, prefere nadar as provas de crawl e de costas, distâncias de 50, 100 e 200 metros. Há sete anos ele frequenta o COP de Samambaia, mas somente em 2017 decidiu participar da seletiva de natação do Futuro Campeão.

No próximo ano, quando integrar a Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal, começará a participar de torneios nacionais da modalidade. “Quero muito seguir nadando profissionalmente após me formar na escola. O projeto já me ensinou muita coisa disso”, relata.

Formadores

O profissional de educação física Agnaldo Amorim, 47 anos, atua como técnico da turma do Futuro Campeão de Natação, no COP de Samambaia, desde 2013, um ano após a implementação do projeto nos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Atualmente ele comanda aulas que reúnem 30 alunos e, ao final da seletiva, mais 20 interessados devem começar a nadar em rendimento. A idade dos meninos e meninas varia de 9 até 19 anos, dependendo da categoria.

“Maravilhoso esse projeto, que proporciona a oportunidade para esses jovens exercerem a natação de forma competitiva, atuando na base, e participarem de competições internacionais. É um trabalho social magnífico que está atraindo pessoas de todas as regiões do DF. Não há apenas moradores de Samambaia. Há atletas que já foram descobertos pela seleção brasiliense e que levam o nome do DF para outras regiões do país. É uma realização participar dessa iniciativa”, avalia.

O projeto Futuro Campeão forma esportistas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. “A iniciativa combina o nosso trabalho na área social com o esporte de rendimento, transformando a vida desses jovens que moram nas regiões administrativas do DF e que têm, nos centros olímpicos e paralímpicos, o primeiro contato com as responsabilidades de uma vida de atleta, com mais disciplina, superação e foco. São aprendizados que eles levarão para a vida”, acrescenta o educador.

Seletivas

As inscrições da seletiva do Futuro Campeão – nas modalidades de natação, ginástica acrobática, ginástica rítmica, bocha paralímpica, tênis e atletismo – são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento na Gerência de Apoio Social dos Centros Olímpicos e Paralímpicos participantes do projeto.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand. Os alunos matriculados em atividades nos COP contam com transporte gratuito para a unidade de Samambaia, na data da seletiva.

Confira os detalhes para cada modalidade participante do programa:

ATLETISMO

Faixa etária: 10 a 25 anos

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Sobradinho

Sugere-se levar protetor solar

GINÁSTICA ACROBÁTICA

Faixa etária: a partir de 4 anos

Vestimenta sugerida: roupa para prática de esporte

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP da Estrutural

GINÁSTICA RÍTMICA

Faixa etária: 7 a 13 anos

Vestimenta sugerida: roupa para prática de esporte

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Ceilândia (Setor O)

NATAÇÃO

Faixa etária: nascidos de 2002 a 2009 (8 a 16 anos)

Vestimenta: maiô, sunga, touca, óculos, protetor solar

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamentos: COPs de Riacho Fundo I ou Samambaia

TÊNIS

Faixa etária: 6 a 9 anos

Vestimenta: tênis, roupa de esporte, protetor solar

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP (Parque da Vaquejada) ou São Sebastião

BOCHA ADAPTADA

Faixa etária: pessoas com deficiência, de qualquer idade

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Ceilândia (Setor O)

Sugere-se levar protetor solar

 

* Com informações da Secretaria do Esporte e Lazer



Projeto Futuro Campeão revela talentos na natação publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Corrida do Ministério da Economia impacta trânsito

Em decorrência da 1ª Corrida de Integração e Ação Social do Ministério da Economia, que acontecerá na manhã de domingo (3/11), na Esplanada dos Ministérios, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará alterações no trânsito nas vias S1 e N1, parte da via L4 até altura da via Palácio Presidencial e N1 Leste até a rotatória de acesso à antiga Academia de Tênis, a partir das 6h30.

O ponto de largada e de chegada dos atletas será na via N1, altura do Ministério da Economia, para os percursos de 5 e 10 km. Para garantir a segurança dos atletas, o trânsito de veículos na via S1 (entre o Museu da República e o Palácio do Itamaraty) será liberado apenas nas três faixas da direita. Já na via N1, o fechamento será total desde a L4 até um pouco depois da via de acesso à L2.

Percurso
Todos os atletas largam em frente ao Ministério da Economia, descem pela N1 até a via de ligação entre a N1 e a S1 na altura do Museu da República e sobem pela S1 até Praça dos Três Poderes e seguem pela N1 em direção à L4.

Quem fizer o percurso de 5 km faz o retorno em frente ao Corpo de Bombeiros e voltam ao local de partida pela N1. Já os atletas inscritos para o percurso de 10 km, continuam em direção à L4, fazendo o retorno na altura da via Palácio Presidencial e seguindo pela N1 Leste até a rotatória próxima à antiga Academia de Tênis, de onde voltam em direção ao Ministério da Economia pela N1.

* Com informações do Detran-DF



Corrida do Ministério da Economia impacta trânsito publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Saeb: secretário de Educação pede apoio a diretores

O secretário de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz, recebeu gestores escolares do Ensino Médio e coordenadores regionais de ensino para falar sobre a importância da participação nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas de 4 a 8 de novembro. Na edição de 2017, apenas 11% das 92 escolas desta etapa tiveram suas notas divulgadas, por não cumprirem os critérios de quórum.

“A avaliação é um instrumento que nos possibilita disponibilizarmos os melhores meios  de entregarmos à sociedade uma educação de excelência, porque viabiliza o planejamento das ações. Peço que todos façam um esforço no sentido de incentivar os estudantes a realizarem as provas do Saeb. Tenho certeza de que o que mais interessa a todos é que tenhamos uma educação de excelência e temos condições de realizar muito, com vontade política e a união em torno desse objetivo”, disse o secretário.

No Distrito Federal, farão provas de Língua Portuguesa e de Matemática 32 mil estudantes do 5º ano, 30,3 mil do 9º ano e 20,6 mil do 3º ano do Ensino Médio da rede pública. Na rede privada, as mesmas provas serão realizadas por uma amostragem de estudantes, não divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo federal responsável pelo exame.

Nas coordenações regionais de ensino, foi feita uma sensibilização junto às escolas. Em Ceilândia, todas as unidades foram visitadas todas as unidades. “Conversamos com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores para falar dos resultados das edições anteriores, dos desafios que as escolas enfrentavam e da importância de termos este mapa da educação”, pontuou o coordenador regional de Ceilândia, Marcos Antônio de Sousa.

No CED 01 do Guará, onde 160 estudantes do 3º ano farão as provas, o vice-diretor, Wellington Alves Cardoso, contou que foi feita uma grande mobilização junto aos estudantes. “Buscamos orientar para que façam as provas dando seu melhor, porque o retorno para a escola e a própria comunidade é muito significativo, no sentido das ações que vão ser desenvolvidas a partir do diagnóstico”, disse o gestor.

O Saeb é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, a cada dois anos, nas redes municipais e estaduais de educação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta edição é a maior da história do exame, com previsão de mais de 7 milhões de participantes em todo o País, nas áreas urbana e rural.

Também serão aplicadas por amostra, nas redes pública e privada, provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas para o 9º ano, e de Língua Portuguesa e de Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental. Ainda por amostragem, serão avaliadas as condições de oferta da Educação Infantil (creche e pré-escola) pública ou conveniada, mas por meio de questionários para o secretário de educação, diretores e professores.

* Com informações da Secretaria de Educação



Saeb: secretário de Educação pede apoio a diretores publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Abre e fecha no Dia de Finados

Pontos turísticos, pontos culturais e parte dos serviços públicos do Distrito Federal vão adotar horários diferenciados em função do feriado de Finados neste sábado (2/11). Nesta data, parte da população costuma visitar os cemitérios do DF para homenagear os falecidos.

Confira o que abre e o que fecha neste dia:

Transportes

Os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) irão circular de acordo com a tabela de domingo, com reforço nas linhas normalmente utilizadas para acesso aos cemitérios do Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga e Brazlândia.

É importante esclarecer que o reforço ocorrerá de acordo com a demanda verificada em cada uma dessas regiões administrativas, no período das 7h às 19h.

Metrô

Funcionamento entre 7h e 19h.

Hemocentro

Fechado

Ceasa

Funcionamento normal no mercado.

Restaurantes Comunitários

Fechados

Jardim Zoológico

Funcionamento normal entre 8h30 e 17h.

Jardim Botânico

Funcionamento normal entre 9h e 17h.

Parques

As unidades de conservação sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão normalmente.

CEB

Central de teleatendimento (116) e atendimento emergencial com funcionamento normal.

Polícia Civil

Esquema de plantão nas delegacias de área e nas especializadas. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente.

Polícia Militar

Trabalham em regime de escala, aos fins de semana e feriados. Portanto, o policiamento será 24 horas em todo DF, sem alterações. Equipes policiais atuarão também na organização do trânsito nas adjacências dos cemitérios do Distrito Federal.

Corpo de Bombeiros

Trabalham em regime de escala. Serviço operacional segue 24 horas em todo o DF.

Detran

Apenas equipes de plantão (fiscalização e engenharia).

Centros de Atendimento ao Turista

Funcionamento normal entre 9h e 18h.

Cultura

Estarão abertos os seguintes espaços:

Centro de Dança – 08h às 22h

Cine Brasília – 15h às 23h

Complexo Cultural Samambaia – 8h às 22h

Complexo Cultural de Planaltina – 8h às 22h

Centro Cultural 3 Poderes – 9h às 18h

Espaço Cultural Renato Russo – 10 às 21

Museu Vivo da Memória Candanga – 9h às 17h

Memorial dos Povos Indígenas – 9h às 17h

Museu do Catetinho – 9h às 17h

Museu Nacional da República – 9h às 19h

Fechados para manutenção e limpeza

Biblioteca Nacional da República

Biblioteca Pública de Brasília – 312 Sul

Casa do Cantador

Espaço Oscar Niemeyer



Abre e fecha no Dia de Finados publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Educação cria grupo para melhorar gestão

O secretário de Educação, João Pedro Ferraz, vai anunciar, nesta sexta-feira, a criação de um grupo executivo para identificar e propor soluções de curto, médio e longo prazo para os problemas da Secretaria. O objetivo é institucionalizar medidas que proporcionem maior eficiência dos serviços prestados pela Secretaria, como soluções para substituir por contratos regulares os contratos emergenciais e as contratações por meio de pagamentos indenizatórios.

“Devemos evitar todos os problemas que repercutam na vida dos estudantes da rede pública de ensino, por isso a principal missão do grupo será não permitir que serviços essenciais como a merenda sejam afetados. Quando isso acontece é porque a gestão falhou”, disse Ferraz, acrescentando: “A Secretaria vem adotando medidas de gestão que têm se mostrado pouco eficientes em mitigar e até estancar problemas severos”.

Recentemente, 4.272 estudantes atendidos nas regiões de Sobradinho e Paranoá Parque ficaram sem transporte escolar porque a empresa, que recebia por meio de pagamentos indenizatórios, paralisou. Na merenda escolar, a precisou abrir um processo de dispensa de licitação em caráter emergência para a aquisição de frango porque seu fornecimento, igualmente feito por meio de pagamento indenizatório, foi suspenso pela empresa fornecedora.

“Não podemos transigir nem propor soluções paliativas para a oferta destes serviços, mas medidas permanentes que não permitam faltar merenda na mesa e transporte para chegar à sala de aula”, afirma Ferraz.

O secretário explica que o grupo vai oferecer soluções para a falta de planejamento institucional e sugerir a adoção de boas práticas em contratos, compras e licitações, planejamento de aquisições. Também fará a gestão e análise riscos, monitoramento, acompanhamento e avaliação de gestão.

Seus objetivos imediatos são:

• Diagnosticar a gestão, as tecnologias e os serviços e propor as intervenções necessárias para o bom e pleno funcionamento da Secretaria;

• Mitigar os severos problemas de gestão que dificultam a rotina de acesso, permanência e o bem-estar da comunidade escolar;

• Adotar estratégias, mecanismos de gestão e governança para que as tomadas de decisão sejam responsivas, assertivas e produzam os melhores resultados;

• Estabelecer um núcleo gestor com inteligência de dados, informações e base de conhecimento sólidas em evidências para potencializar os resultados pedagógicos e de gestão.

* Com informações da Secretaria de Educação 



Secretaria de Educação cria grupo para melhorar gestão publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Dia de Finados: secretaria realiza últimos reparos nos cemitérios do DF

Campo da Esperança foi o primeiro cemitério visitado por equipes do GDF nesta quinta-feira | Foto: Geolando Gomes / Secretaria de Justiça

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu mais uma ação nesta quinta-feira (31/10) dentro da operação especial montada nos seis cemitérios do DF para atender à população no Dia dos Finados, no próximo sábado (2/11). No Campo da Esperança (Asa Sul), primeiro local visitado nesta quinta-feira (31), os servidores deram os últimos retoques no local: pinturas foram avivadas, mato capinado, entrada refeita, jardins cuidados e alamedas foram limpas.

No Campo da Esperança, uma estrutura também foi montada na entrada, além de uma tenda. No local, servidores da Subsecretaria de Assuntos Funerários da Sejus e da Ouvidoria estarão à disposição dos visitantes no sábado (2/11). Eles fornecerão informações, fiscalizarão eventuais irregularidades e ficarão de plantão das 7h às 19h distribuindo material informativo como folders e panfletos, além de formulários em que cada um poderá registrar sua crítica.

Ainda no sábado, além da equipe fixa em cada cemitério, a Sejus terá uma outra, volante, que percorrerá todos os cemitérios do DF para garantir o suporte necessário ao público visitante.

“Estamos fazendo um pente-fino em cada um dos cemitérios com o objetivo de prestar um serviço eficiente e eficaz à população”, destacou o subsecretário da Suaf, José Carlos Medeiros de Brito, que acompanhou pessoalmente a visita.

Segundo José Carlos, desde agosto a Sejus intensificou essa operação, procurando atender a todas as reclamações recebidas pela Ouvidora nos últimos três anos.

“Notificamos as concessionárias sobre aquelas não atendidas e demos um prazo para que sejam solucionadas”, ressaltou.

Serviço:

Horário de funcionamento dos cemitérios: das 7h às 19h

Endereço dos cemitérios do DF:

. Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
· São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN, Área Especial
· Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
· Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério Sobradinho II
· Santa Rita (Planaltina) – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
· Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

 

* Com informações da Secretaria de Justiça



Dia de Finados: secretaria realiza últimos reparos nos cemitérios do DF publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Visitantes poderão avaliar serviços do GDF nos centros de Atendimento ao Turista

Totens da Secretaria de Turismo recebem sugestões e dúvidas dos brasilienses e outros visitantes. Foto: Luís Tajes/Setur-DF

 

Os turistas e brasilienses que utilizarem os serviços dos centros de Atendimento ao Turista (CAT) poderão fazer sugestões e avaliar o trabalho prestado nesses locais e por outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). A Ouvidoria da Secretaria de Turismo instalou totens informatizados que permitirão uma resposta mais rápida sobre as demandas recebidas.

De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, essa será mais uma forma que a Setur-DF terá de se aproximar de seu público e de melhorar cada vez mais os serviços prestados. “Conseguiremos, de forma rápida, atender às demandas de turistas e implantar melhores serviços para a nossa população e visitantes”, afirmou a secretária.

Os totens irão direcionar o público para a página da Ouvidoria. Nele poderão ser feitas reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Também é possível obter informações de caráter geral sobre serviços da administração pública, tais como horários de funcionamento, números de telefone e endereços, entre outras.

CAT
Atualmente, a Secretaria de Turismo mantém cinco centros de Atendimento ao Turista. Desde abril deste ano, o órgão tem trabalhado para revitalizar e reabrir espaços que estavam fechados.  Eles estão localizados na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, nas quadras 1 dos setores hoteleiros Norte e Sul, na Torre de TV Digital e na Rodoviária Interestadual.

Com exceção da Torre de TV Digital, cujo CAT funciona sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (mesmo horário de funcionamento do monumento), todos os outros funcionam diariamente, das 9h às 18h.

*Com informações da Secretaria de Turismo



Visitantes poderão avaliar serviços do GDF nos centros de Atendimento ao Turista publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Sala de Realidade Virtual, a nova atração do Detran

 

As pessoas poderão vivenciar diversas experiências que simulam situações de trânsito | Foto; Ana Carolina / Detran-DF

Já está funcionando a Sala de Realidade Virtual do Detran. Inaugurado na quarta-feira (30), o espaço funciona na Diretoria de Trânsito, na Quadra 906 Sul, para proporcionar vivências diversas no trânsito e sensibilizar a população quanto aos riscos de dirigir sem uma preparação adequada. A visitação é aberta ao público, podendo ser agendada, a partir de sexta-feira (1º/11), pelo e-mail direduc@detran.df.gov.br.

“Vamos trabalhar temas como a alcoolemia, as dispersões, o uso do celular e também o reconhecimento dos vários modais de circulação”, explica o diretor de Educação do Detran, Marcelo Granja. Por meio de dispositivos eletrônicos e de simuladores de situações ao volante – caso dos óculos do tipo Drunk Busters –, os visitantes poderão vivenciar diversas situações, como dirigir alcoolizado ou sob condições adversas (chuva e neblina, entre outras).

Equipamentos e manual

A Sala de Realidade Virtual também busca aproximar as pessoas da Escola Pública de Trânsito (EPT). “Queremos que a população conheça a sala e que circule por aqui, que seja um ambiente de escola mesmo”, reforça Granja. Todos os cursos oferecidos pelo Detran, como os de direção defensiva, reciclagem de condutores e mecânica, bem como o que orienta quem sofre de medo de dirigir, passam a ter vivências no local.

Durante a cerimônia de inauguração da sala, o Detran lançou o Manual de Obtenção de CNH. O material didático faz parte do projeto de reformulação pedagógica e será utilizado nos centros de formação de condutores a partir de 2020. O manual traz uma nova proposta pedagógica e um novo olhar sobre os conceitos de trânsito, buscando despertar um condutor mais humano e cidadão.



Sala de Realidade Virtual, a nova atração do Detran publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Plano integrado da SSP garante segurança no Enem

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) elaborou Protocolo de Ações Integradas (POI) para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2019), marcados para 3 e 10 de novembro. A operação no DF será monitorada por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará apoio à ECT no transporte das avaliações do Aeroporto Internacional de Brasília (JK) até os 159 locais distribuídos em todas as regiões administrativas do DF. 

Centro Integrado de Operações de Brasília, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 5/7/2018 Foto: Andre Borges/Agência Brasília. Os esforços de 22 órgãos de segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviço e saúde passam a funcionar em conjunto no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Inaugurada nesta quinta-feira (5), a nova estrutura vai permitir um atendimento mais completo e eficiente. O espaço fica atrás da sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na Asa Norte.
Ciob: as equipes estarão à disposição e, poderão ser remanejadas – Foto: Agência Brasília/Arquivo

“Após a escolta, a equipe permanecerá na segurança do local até o término, quando retornam com as avaliações. Duas horas antes da abertura dos portões, o policiamento receberá reforço”, destacou o tenente-coronel Wesley Santos, chefe da Seção Operacional da PMDF.

O plantão de todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do DF será reforçado nos dois dias de exame. O Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. 

Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares contratados pela FGV, responsável pela realização do Enem. As delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em esquema de plantão nos dias 3 e 10. 

As equipes de fiscalização do Detran realizarão controle de tráfego e fiscalização nos locais com mais de mil inscritos para o Enem. Para isso, serão montadas equipes de patrulhamentos compostas sempre por mais de uma viatura.  O órgão fará, ainda, ações para impedir o estacionamento irregular.

O protocolo foi estabelecido com a contribuição das forças de segurança pública do DF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Secretaria de Mobilidade, do DF Legal, entre outros.

* Com informações da SSP/DF



Plano integrado da SSP garante segurança no Enem publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Mais de 80 toneladas de rejeitos são retirados de São Sebastião

| Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Limpeza e saúde andam lado a lado. É por isso que o Governo do Distrito Federal, por meio do programa GDF Presente, realizou mais um trabalho de recolhimento de inservíveis na Região Administrativa de São Sebastião. A ação durou dez dias.

A equipe passou por de 120 ruas na região e recolheu mais de 80 toneladas de entulhos e inservíveis. Sofás, colchões, guarda-roupas e até televisões estão entre os materiais recolhidos.

Silmara Oliveira, 43 anos, moradora do bairro São Francisco, ficou livre do lixo acumulado em sua casa. E ainda economizou com a chegada do serviço. “Esse trabalho é ótimo para nos ajudar no combate ao mosquito da dengue e evitar ratos e outros animais. Eu ia pagar para recolher esses lixos, então foi um facilitador”, relata.

A escolha das ruas foi realizada por meio de parceria com a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), que, graças ao trabalho de prevenção ao Aedes aegypit e animais peçonhentos realizado pelo órgão, pode identificar as áreas com mais acúmulo de inservíveis.

| Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“A Dival facilita muito o nosso trabalho, pois não temos a permissão de entrar nas casas das pessoas. Então, eles são os nossos olhos. Nós realizamos a definição das ruas e, em seguida, enviamos o carro de som que passou pedindo aos moradores para deixar o objeto inservível na calçada”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Junior Carvalho.

Também morador do bairro São Francisco, Diego Willian, 27 anos, aproveitou para descartar um sofá que já não utilizava há tempos. “Foi boa a vinda deles, pois eu já não sabia mais o que fazer com esse sofá antigo aqui. E, como tenho crianças em casa, todo cuidado é pouco”, conta.

O recolhimento de inservíveis será encerrado hoje em São Sebastião. Na sequência passará também pelas regiões administrativas de Jardim Botânico, entre os dias 1º e 7 de novembro, de Itapoã, entre 8 e 14 de novembro, e do Paranoá, entre os dias 15 e 21 do mesmo mês.



Mais de 80 toneladas de rejeitos são retirados de São Sebastião publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Atlas do Distrito Federal ganhará versões em inglês e espanhol

A nova edição do Atlas do Distrito Federal estará disponível também em inglês e espanhol. As traduções fazem parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF).

A publicação trará dados revisados de edições anteriores, inclusão de novas informações e inovação na apresentação dos resultados, que serão disponibilizados tanto em versão impressa quanto numa plataforma online. A previsão de lançamento é abril de 2020, mês em que Brasília completará 60 anos.

“O objetivo da nova edição do atlas é entregar à população de Brasília um produto acessível e que entregue informações relevantes sobre o nosso território. Será um presente aos brasilienses no ano em que Brasília faz 60 anos”, declarou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

De acordo com o plano de trabalho, a Codeplan será responsável pelo conteúdo e produção do Atlas, do levantamento de dados até a finalização das versões impressa e digital, que será disponibilizada em um ambiente interativo a ser desenvolvido pela própria Codeplan. Já a SRI-DF estará encarregada da tradução do material, além de apoiar na divulgação e distribuição do produto final.

O acordo também viabiliza a apresentação e realização de novos projetos de pesquisa junto à Codeplan e outros parceiros, de modo a permitir novas metodologias, tecnologias e melhores práticas nas atividades de ambas instituições.

Estrutura da publicação

O Atlas do Distrito Federal será estruturado em eixos temáticos, onde cada tema é apresentado por meio de mapas, gráficos, imagens e pequenos textos, facilitando a compreensão das informações de modo visual. A publicação terá oito capítulos, sendo eles: localização geográfica, caracterização ambiental, histórico de ocupação, divisão territorial, meio socioeconômico, infraestrutura urbana, elementos culturais e arquitetônicos e internacionalização do DF.

Segundo Larissa Lima, assistente da Gerência de Estudos Ambientais, o Atlas traz inúmeras contribuições para a sociedade, tendo em vista que apresenta informações atualizadas sobre o DF, além de concentrá-las em um só lugar, já que os dados presentes no material não são somente de autoria da Codeplan, como também de outras instituições que trabalham com estudos e pesquisas semelhantes.

Para o Secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues, o planejamento é uma das atividades mais importantes de qualquer administração e é a partir de acordos de cooperação técnica que se consegue avançar na obtenção de dados precisos, mapas e quadros para a melhoria do trabalho e para uma visão real do DF. “Assim, é possível projetar caminhos e objetivos com mais segurança para o desenvolvimento do Distrito Federal”, ele conclui.

A última versão do Atlas do Distrito Federal disponibilizada ao público externo é de 2017. A versão impressa da nova edição está em fase de diagramação e, após concluída, terá início o desenvolvimento da versão digital.

* Com informações da Secretária de Relações Internacionais



Atlas do Distrito Federal ganhará versões em inglês e espanhol publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Publicadas regras da primeira edição do Prêmio em Direitos Humanos do DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) publicou, nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o regulamento da primeira edição do Prêmio em Direitos Humanos do Distrito Federal, que foi criado para identificar, reconhecer e divulgar boas práticas adotadas por pessoas físicas e instituições nesta área. A previsão é que a solenidade de entrega da honraria ocorra no próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A premiação, que consiste na concessão de certificado e uma obra de arte, será entregue bienalmente, em anos ímpares. 

“Conseguimos trazer para o DF uma iniciativa que já existe em nível nacional. Nosso objetivo é estimular ainda mais o desenvolvimento de ações e projetos locais voltados aos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade”, explicou o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, presidente da comissão organizadora e julgadora da premiação, composta ainda por outros integrantes da Sejus. 

Critérios
Poderão concorrer ao prêmio pessoas físicas ou jurídicas que forem indicadas e respectivamente habilitadas pela comissão organizadora e julgadora. Os critérios para a avaliação e seleção dos indicados incluem histórico de atuação; importância e relevância social do trabalho; criatividade e originalidade das ações, projetos, programas; envolvimento da sociedade civil; inovação metodológica; e relação direta com temas de direitos humanos. 

A relação completa das entidades e personalidades habilitadas será publicada no DODF ou disponibilizada no site da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.

*Com informações da Secretaria de Justiça

 

 



Publicadas regras da primeira edição do Prêmio em Direitos Humanos do DF publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Prematuros do HRC posam com fantasias da Disney

Um mini Mickey Mouse daqui. Uma Minnie de sapatinho vermelho dali. A Pequena Sereia também marcou presença. E assim, o mundo encantado da Disney invadiu a UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HRC),  nesta quarta-feira (30), em mais uma edição do projeto Ensaio Fotográfico em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. E mais recém-nascidos também serão clicados.

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Os primeiros dez bebês fotografados estão internados na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin), considerados estáveis. Um deles, Henri Rodrigues, nasceu há pouco mais de 30 dias, quando a mãe, Mariane Rodrigues,  estava com 31 semanas de gestação. 

De orelhinhas e rabinho do ratinho mais famoso da Disney, o pequeno ficou comportado para ser fotografado por um dos profissionais voluntários do projeto.

“Achei ótima essa ideia, porque mostrará às pessoas, aí fora, como é a realidade do bebê prematuro aqui dentro”, observa Mariane Rodrigues. 

Ela conta que tanto as fotos quanto a confecção das fantasias ajudaram a passar o tempo. “Mesmo recebendo um cuidado maravilhoso de toda a equipe daqui,  a gente está em um ambiente hospitalar”, frisa a mãe do Henri.

E estabelecer uma atividade para ocupar o tempo é justamente um dos objetivos do projeto. “É, também,  uma forma de envolver a mãe numa ligação afetiva, com ela elaborando algo para o seu bebê”, observa a psicóloga da unidade e uma das tutoras do Método Canguru,  Denise Percilio. “Poderíamos confeccionar, mas qual seria o sentido de entregarmos uma fantasia pronta para a mãe? Esta é a função dos grupos terapêuticos, criados para dar sentido ao tempo”.

 Com apenas 18 anos de idade, Maria Eduarda Rodrigues sentiu esse vínculo crescer a partir da sessão  de fotos. Mamãe de primeira viagem, teve o parto antecipado em oito semanas. 

Seu bebê tem 13 dias de nascido e ainda ficará por um tempo no hospital,  até ganhar peso. Com orelhinhas e nariz do Mickey, o pequeno posou tranquilo no colo da mãe. “Achei muito legal essa iniciativa.  Assim, terei fotos bem bonitas com meu filho”, disse.

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Fazer uma sessão de fotos com recém-nascidos já dá trabalho. E dentro de uma unidade hospitalar de cuidados especiais torna-se ainda mais difícil. Os materiais usados devem ser todos higienizados, pois os bebês usam sonda e são  muito pequenos. 

Por isso, a participação da equipe interdisciplinar  é imprescindível. A força-tarefa para a concretização do projeto teve a colaboração dos estagiários do hospital, que se ofereceram ajudar.

“Essa é uma ação da equipe de tutoras do Método  Canguru, formado por médicos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro e psicólogo. Não seria possível fazer tudo isso sem a ajuda de todos os profissionais”, ressalta Denise Percilio.

Os fotógrafos, todos voluntários, cedem seu tempo e as fotos impressas para cada mãe fotografada. “A sensação é maravilhosa. A gente sai daqui renovada, vendo como a vida é frágil. Para a gente, é tão simples, mas há famílias aqui que não teriam foto profissional do bebê como estamos fazendo”, argumenta Ale Nardes, fotógrafa especializada em cliques de recém-nascido. Ela é uma dos cerca de dez profissionais que atuam no projeto do HRC.

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

O ensaio fotográfico dos prematuros do HRC começou em 2016, quando a enfermeira da unidade, Mariana França, viu fotos de recém-nascidos em um site americano e levou a ideia para os médicos do hospital e para o marido, que é fotógrafo e mobilizou alguns amigos.

Desde então, já são quatro anos enfeitando os prematuros e fazendo fotos dos pequenos. Na primeira edição, os super heróis entraram em cena. No ano seguinte, Safari Baby foi o tema escolhido. Ano passado, foi o circo e, agora, o incrível mundo da Disney.

Nesta quinta-feira (31), uma nova sessão de fotos será realizada, com oito bebês internados na UTI Neonatal. Além de entregar as fotos impressas às famílias, haverá uma exposição do material em evento preparado para o Dia da Prematuridade, no HRC, na manhã de 18 de novembro.

* Com informações da Secretaria de Saúde



Prematuros do HRC posam com fantasias da Disney publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Sociedade pode opinar sobre o novo currículo do Ensino Médio

Subsecretário de Educação Básica, Hélber Vieira falou sobre as mudanças no novo currículo do Ensino Médio. Foto: Luís Tavares/Secretaria de Educação

Estudantes, professores, diretores, pesquisadores, instituições públicas e privadas e todos os demais interessados já podem opinar sobre o novo currículo do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. O documento foi colocado em Consulta Pública durante o evento de apresentação da proposta, realizado no auditório do Iesb, quarta-feira (30), com a participação de professores, gestores escolares e da Secretaria de Educação, e representantes do meio acadêmico. As contribuições podem ser enviadas até 20 de novembro, exclusivamente por meio dos formulários disponibilizados no site da Secretaria de Educação.

Os participantes foram recepcionados pelo subsecretário de Educação Básica, Helber Vieira. “A expectativa para o novo Ensino Médio é a de torná-lo atrativo para nossos estudantes. O currículo expressa a forma como vamos realizar o processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para que eles tenham novas perspectivas e possibilidades em relação ao futuro”, afirmou.

Mariana Dias dos Reis, professora de Geografia do Centro de Ensino Médio 12, de Ceilândia, acompanhou atenta a apresentação da proposta da Secretaria de Educação. “Quero entender como este currículo vai funcionar dentro da escola. Há dúvidas em relação a aspectos como a semestralidade e a interdisciplinaridade. E também precisamos lidar com os alunos, que têm suas dúvidas. Os do 2º ano me perguntam se vai haver mudança para eles e nós sabemos que não”, contou a educadora.

Sobre os aspectos citados por Mariana, entre as inovações, as matrículas serão semestrais e pelo sistema de créditos. A proposta foi construída a partir de discussões em todas as regionais de ensino, para implementação do projeto-piloto, em 2020. No ano seguinte, cada regional de ensino também terá escolas-pilotos. Em 2022, o novo currículo estará em todas as escolas públicas que atendem ao Ensino Médio.

O diretor do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, Carlos Lafaiete Formiga, recebeu a proposta de um novo currículo com entusiasmo. “Vemos a proposta como um ganho extraordinário para o estudante, que poderá escolher suas trilhas. O novo currículo será agregado ao que nós já fazemos, trabalhando com uma série de projetos para melhorar a qualidade da educação. E nossos professores vestem a camiseta, querem sempre buscar coisas novas”, comemorou o diretor.

Documento
O documento prevê os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a chamada Formação Geral Básica (FGB), com 1.800 horas, e àqueles referentes aos cinco itinerários formativos, com 1.200 horas. A elaboração foi feita em alinhamento com a Lei Federal 13.415/2017, do Novo Ensino Médio, que determina um total de 3.000 horas de curso, carga horária que já é adotada no DF.

A BNCC divide os objetivos de aprendizagem por áreas do conhecimento, para fomentar a interdisciplinaridade: Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa). Especificamente no Distrito Federal, além do inglês, a Língua Espanhola também é obrigatória. A intenção é que o estudante faça as correlações entre os conteúdos e desses com a vida prática.

Os itinerários formativos são compostos pelas mesmas áreas de conhecimento, para o aprofundamento dos estudos, conforme os interesses de cada um, além da educação profissional técnica. Dos cinco itinerários, o estudante deverá optar por pelo menos dois. Além disso, cada itinerário estará ancorado em quatro eixos formativos: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo.

No caso da educação profissional, haverá discussão em cada escola para definir os cursos a serem ofertados, conforme as necessidades dos estudantes e de suas comunidades, bem como da disponibilidade de atendimento da rede de ensino.

Também participaram do lançamento os subsecretários de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, e de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), André Lúcio Bento.

*Com informações da Secretaria de Educação



Sociedade pode opinar sobre o novo currículo do Ensino Médio publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Hospital de Taguatinga ganha melhorias do piso ao teto

Quem circula pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT) pode observar que vários serviços estão sendo executados ao mesmo tempo. No terceiro andar, o paciente que precisa ir do Pronto-socorro à Oftalmologia ou ao Centro Cirúrgico passa por uma lona que isola a área para a troca do piso do corredor.

Manutenções também estão em curso no ambulatório, com a substituição das esquadrias. No subsolo, a galeria de serviços está recebendo novas tubulações – e as inativas estão sendo retiradas. As instalações elétricas do setor também estão novas. Até o momento, já foram investidos R$ 414.632,02.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Inaugurado há 45 anos, a estrutura do HRT ficou um longo período sem receber a manutenção necessária. “Precisamos dar um bom atendimento à população, com segurança para pacientes e servidores. Algumas obras não aparecem, mas são fundamentais para sustentar as bases de tudo”, diz o diretor do HRT, Wendel Moreira.

A situação das galerias de serviço, no subsolo da unidade, era uma das maiores preocupações. O trabalho foi iniciado nas alas sul e norte, localizadas abaixo da área administrativa do hospital, com uma extensão de 200 metros.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Nesta área, está sendo refeita a rede de drenagem de esgoto e a de águas pluviais; a instalação de iluminação; a retirada de tubulações de ar condicionado inativas e encanamentos de água, drenos e equipamentos ainda da época das caldeiras. Somente para a retirada do sistema de drenagem da água no subsolo foram necessários mais de três dias ininterruptos, com vazão média de 16 mil litros por hora.

Necessidades

O corredor do terceiro andar também apresentava sinais de degradação devido ao longo tempo de uso sem receber o devido cuidado. O local é caminho para macas, carrinhos de refeições e trânsito de pacientes a caminho do Centro Cirúrgico e Obstétrico. Inclusive dá acesso à área de exames, como raio X e mamografia, entre outros.

O piso, que data da inauguração do prédio, está sendo substituído por granitina, material durável e de fácil limpeza e manutenção. Ao mesmo tempo, também estão sendo trocadas as esquadrias do ambulatório, avariadas devido ao desgaste das mais de quatro décadas de exposição ao tempo.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Também foi refeita toda a instalação de cabos de energia da subestação e colocação de novos quadros de distribuição na sala do mamógrafo – além da revitalização do abrigo para resíduos, com restauração completa do piso.

Os técnicos ainda retiraram vazamentos e infiltrações nas emergências, portaria central, pronto-socorro e ambulatório. E, por fim, concluíram revitalização do parque da pediatria, com manutenção e pintura dos brinquedos.

Há, ainda, a previsão de realizar outras obras de manutenção até o final deste ano. A executora dos serviços é a empresa com contrato de manutenção vigente.



Hospital de Taguatinga ganha melhorias do piso ao teto publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br