quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Captação de recursos para projeto habitacional é aprovado pelo Fundhis

| Foto: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF

Nesta quinta-feira (7), o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), Wellington Luiz, juntamente com os técnicos e assessores da Companhia, estiveram reunidos com o Secretário de Estado e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira e a Adjunta, Giselle Moll e o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, na reunião do conselho do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis) para captação de recurso para execução de 77  Módulos Embriões que serão construídos em Samambaia.

Os módulos embriões visam garantir o direito à moradia em sua mais ampla condição, tendo em vista que o projeto é o ponto de partida para que as famílias em situação de vulnerabilidade possam, posteriormente, dar continuidade à construção da habitação por meio da autoconstrução com acompanhamento de técnicos como prevê a Lei 11.888/08.

A edificação será composta por cozinha, banheiro, sala, quarto e áreas de serviço, com ligações de água, energia, cobertura, vedações e todos os acabamentos. Tudo com o propósito de atender os cidadãos em condições de vulnerabilidade que estão cadastrados no programa habitacional da Codhab.

“Estou aqui pela minha moradia. A aprovação desse projeto vai trazer mais segurança para a gente, que não tem onde morar. Quando você consegue uma moraria, consegue também uma dignidade. Aconteceu tudo da maneira correta, me emocionei muito com essa aprovação”, foi o que disse a manicure Vastilane, 35 anos, e que vive de favor.

Na ocasião também estiveram presentes representantes da Secretaria de Economia, Fazenda e Planejamento, Terracap, Ibram e líderes dos Movimentos Populares, além de moradores da região.

O Secretário de Governo, José Humberto que também estava presente na reunião declarou que “é um esforço muito grande para atender às 77 famílias que serão beneficiadas neste primeiro momento. A Codhab existe para fazer bem feito, com qualidade e dar dignidade para todos”.

| Foto: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF

“O mais importante é a participação, o envolvimento e sintonia, tanto do Governo, quanto daqueles que precisam. Estamos fazendo isso com prazer. Eu sou de família simples e nunca esqueci minhas origens, então me sinto na obrigação de ajudar quem mais precisa. Esse é o espírito do nosso Governo. O que foi feito aqui hoje é mais uma demonstração de compromisso com a população”, declarou o Presidente da Codhab, Wellington Luiz a respeito da importância do projeto.

O administrador de Samambaia, Gustavo Aires agradeceu a Companhia pela iniciativa e disse que entende “o quão necessário é ter a Codhab perto da população de Samambaia. Todos estamos trabalhando em prol de um bem comum. Nos dá energia saber que estamos seguindo o caminho certo”. A previsão é que as obras sejam iniciadas na próxima semana.

Fundhis e Habita Brasília

O Fundhis tem o objetivo de centralizar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros arrecadados de fontes para a implementação de Programas e Projetos Habitacionais de Interesse Social (aquisição, construção, melhoria, reforma e locação social) promovidos pela Codhab.

Já a política governamental Habita Brasília tem como objetivo realizar o cruzamento de dois eixos de atuação, o Lote Legal e o Projeto Na Medida, que visam fornecer o acompanhamento de profissionais da área de arquitetura e engenharia, por meio da prestação de serviço de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), para assim prover moradia digna à população.

* Com informações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF



Captação de recursos para projeto habitacional é aprovado pelo Fundhis publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário