
Mais de 150 estudantes do turno da manhã estavam reunidos na quadra da escola para recepcionar os visitantes, dentre eles a Segunda Secretária de Carreira Diplomática e Consular da Embaixada do Panamá, Sra. Nadiuzka Ramos Troetsch, a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim e o Diretor de Programas e Projetos Educacionais, Radson Lima Vila Verde.
Para abrilhantar a troca de conhecimentos e cultura, os convidados assistiram a apresentações realizadas por estudantes da Educação Integral e por colaboradores da comunidade escolar. O grupo SESC Beribazu demonstrou a importância da cultura afro-brasileira, especialmente da região nordeste, por meio de rodas de capoeira; já a moda de viola foi apresentada por um ex-aluno da escola para evidenciar a cultura da região centro-oeste.
Na dança, alunos do 6º ao 9º ano apresentaram músicas do estilo street e MPB-pop vestidos com as cores das bandeiras brasileiras e panamenhas. Finalizando as apresentações, o futebol ganhou destaque como a modalidade mais popular no Brasil e foi apresentado em forma de prática de treino com alunos dos 6º e 7º anos.
Reafirmando o compromisso dos participantes com o programa, o Escritório de Assuntos Internacionais realizou a entrega dos Certificados de Parceiros para a escola e a representação diplomática, na figura da diretora Sra. Vanda dos Reis Clemente e da representante diplomática, Sra. Nadiuzka. Com isso, a Embaixada do Panamá certifica-se como a 63ª instituição internacional participante.
“Nós da embaixada nos sentimos privilegiados por ter recebido o grupo desta escola na nossa representação e por estarmos aqui, hoje, conhecendo o trabalho de vocês. Continuem perseguindo seus sonhos e metas, e estudem muito. Assim, vocês poderão fazer intercâmbios e serão grandes profissionais”, proferiu a representante diplomática.
A entrega de lembranças também simbolizou a relação amigável entre as instituições. Da parte da embaixada, presentearam a escola com diversas publicações, dentre eles livros de poesias de Gloria Young, uma das escritoras mais consagradas do Panamá. Já a escola, agradeceu a embaixada com uma placa de reconhecimento pelas contribuições prestadas e com uma muda para ser plantada nos jardins da representação.
Os visitantes ainda degustaram pratos típicos da culinária brasileira e conheceram as estruturas das salas de aula e coordenação da escola.
* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais
Brasil e Panamá: Embaixadas de Portas Abertas promove intercâmbio cultural publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário