domingo, 22 de março de 2020

Vacinação contra gripe começa nesta segunda (23) prevenindo o coronavírus

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está inovando na campanha de vacinação contra a gripe neste ano. A preocupação com a saúde dos pacientes do grupo de risco de contágio com o coronavírus levou a pasta a experimentar o sistema tipo drive thru de vacinação. Dessa forma, algumas unidades estarão equipadas para atender aos pacientes no estacionamento, sem precisar que saiam dos veículos para receber a imunização.

As unidades que estão prontas para realizar esse serviço são a unidade básica de saúde nº 1 do Gama, a UBS nº 5 de Ceilândia, UBS nº1 do Núcleo Bandeirante, a UBS do Lago Norte e a UBS nº 1 de Taguatinga. Após avaliação do desempenho destas unidades a secretaria poderá ampliar o serviço.

“Nós temos 912 mil habitantes que precisam ser vacinados. Destes, 203 mil pessoas são idosos. É exatamente o grupo vulnerável que toca no ponto do coronavírus”, alerta o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Para garantir a imunização de todo essa demanda sem haver aglomerações, foi estabelecido um cronograma que segue a ordem alfabética para atendimento. Nesta segunda-feira (23), é recomendado que os usuários acima de 60 anos procurem os postos de vacinação, especialmente aqueles cujos nomes iniciem da letra A a letra E. Na terça-feira estão previstos os atendimentos aos pacientes de iniciais F ao J, e assim por diante.

“Os idosos vão receber suas vacinas por ordem alfabética, o objetivo é evitar as grandes filas que se formam no início das campanhas. Por isso, pedimos que respeitem o cronograma, mas caso algum idoso se confunda no dia, será vacinado também”, recomenda o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir do dia 23 de março pelo telefone 160 (Disque-Saúde), sendo este serviço exclusivo para esse grupo prioritário.

Todas as medidas estão sendo tomadas para evitar aglomerações nas unidades e postos vacinação durante a campanha.

PARCEIRIA

Postos de vacinação também estão sendo abertos em lugares estratégicos. Como as escolas não estão em funcionamento neste período, a Secretaria de Saúde vem fechando parceria com a Secretaria de Educação para utilizar algumas escolas para realizar a imunização da população. A lista completa de lugares pode ser visualizada aqui (http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/03/LISTA-COMPLETA-Postos-de-vacina%C3%A7%C3%A3o_-Influenza-2020-ASCOM.pdf ). Também as Administrações Regionais estão trabalhando em parceria com a Saúde.

SERVIDORES 

A partir do dia 30 de março inicia a imunização dos servidores da saúde. Esses profissionais que estão atuando diuturnamente no atendimento à população será o próximo grupo prioritário.

FAKE NEWS 

No Distrito Federal os casos de fake news deverão ser investigados. Esta é a ordem do governador Ibaneis Rocha anunciada pelo chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro. Identificado um caso de fake news, um inquérito policial deve ser aberto e investigado. “Essas notícias falsas geram uma crise desnecessária. O crime cibernético hoje ele é identificável e ele será punido”, ressaltou Monteiro.

ANTECIPAÇÃO

Neste ao o Ministério da Saúde antecipou o período de vacinação devido a pandemia provocada pelo coronavíris – Covid 19. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade no público-alvo, decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Com isso, o esperado é poder dar maior atenção aos casos da nova doença respiratória. A prioridade de público também foi definido em função das pessoas mais acometidas pelo Covid-19.

*Com informações da Secretaria de Saúde



Vacinação contra gripe começa nesta segunda (23) prevenindo o coronavírus publicado primeiro em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário